Braslog Tracking

Acesse nossas redes sociais:

Você está aqui:

BC vai dispor de instrumentos mais eficientes para atuar no câmbio, diz diretor

BC vai dispor de instrumentos mais eficientes para atuar no câmbio, diz diretor

O Banco Central vai dispor dos “instrumentos mais eficientes a cada momento” em termos de atuação no mercado de câmbio, disse o diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra Fernandes.

Assim, o diretor ecoou declarações dadas na véspera pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, de que o BC não tem dogma em relação ao instrumento utilizado para intervenção cambial. Na ocasião, Campos Neto disse também que o BC não tem meta para nível de posição de contratos de swap cambial.

Campos Neto afirmou na véspera que o swap cambial é um instrumento importante de atuação num mercado onde a moeda não é conversível, algo repetido nesta sexta-feira pelo diretor de Política Monetária, em apresentação publicada no site do BC.

Na apresentação desta sexta, Fernandes disse que o BC busca por aumento da eficiência dos instrumentos de intervenção cambial.

Segundo ele, as evidências são de que as empresas estão preferindo acessar o mercado local de capitais, “que está ofertado a taxas atrativas”. “(Isso) tem permitido, em alguns casos, pré-pagamento de dívida externa, melhorando o passivo externo líquido da economia brasileira”, acrescentou.

Esse movimento de pré-pagamento de dívida foi citado na véspera por Campos Neto como razão para a depreciação do real.

Na apresentação, Fernandes disse ainda que a necessidade efetiva de liquidez intradia está próxima ao nível de compulsórios.

Fonte: Reuters

Copyright © 2013 - 2019 BRaslog. Todos os direitos reservados

ColetivaWeb