Novos trens chineses da CPTM desembarcam no Porto de Santos

A BRaslog será a empresa responsável pelo desembaraço aduaneiro dos trens.
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu o primeiro trem de um lote de oito unidades chinesas que passarão a circular na Linha 13-Jade da CPTM, percurso que liga a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. O desembarque do veículo aconteceu na manhã desta quinta-feira (5).
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, os novos trens contam com bagageiros e espaços específicos para bagagens de diferentes tamanhos, facilitando o transporte das malas até o aeroporto. Atualmente, circulam trens no mesmo padrão das demais linhas da CPTM na Linha 13-Jade.
Compostos por oito carros de passageiros, os trens totalizam 170 metros de comprimento e possuem salões com livre passagens entre os carros, sistemas de monitoramento nas partes interna e externa e acessibilidade para pessoas com deficiência.
O veículo foi enviado ao Brasil em 20 de junho, chegando no Porto de Santos na noite da última quarta-feira (4). Após serem removidos, os carros de passageiro que compõe o trem serão enviados à oficina da CPTM em Osasco, onde passarão por testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização.
A licitação para aquisição da nova frota foi vencida pelo consórcio chinês Temoinsa-Sifang, que apresentou a melhor proposta para fabricação de oito trens, avaliada em R$ 316,7 milhões. O valor foi financiado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI), que disponibilizou 85 milhões de euros para o Governo do Estado de São Paulo.
Fonte: G1.com








Galeria









